Sol, sal e cabelos

0
761

 

No Ceará, o verão é a estação que predomina praticamente o ano todo. E quem não gosta de uma praia? Apesar de todos os prazeres que o clima quente trás, ele exige cuidados não só com a pele como também com os cabelos. Por isso, o assunto da matéria de hoje será: como cuidar das madeixas na pré e pós praia.

image

O contato direto com o sol e o sal, abrem as cutículas dos fios deixando-os mais sensíveis e propícios ao seu ressecamento, quebra e desbotamento da sua cor natural.  Este último efeito tem o seu lado positivo e marca o estilo praia-surf das surfistas. Porém elas não adquirem esse visual facilmente, é importante lembrar que o brilho dos fios que todas amam vem de constantes hidratações e cuidados.

image

Por experiência própria, os cuidados com os fios não tem segredos! Aqui vão algumas dicas básicas de como tratar melhor o cabelo antes e depois da praia:

1. Proteção sempre! O cabelo é como a pele: também precisa de blindagem para não ficar seco e sem brilho. É bom sempre passar um protetor solar próprio para cabelos antes da exposição ao sol. Ele combate os raios UV evitando o seu ressecado. Experimente usar também um reparador de pontas, ele deixa o cabelo macio e protege as cutículas dos fios. Fora do mar é interessante optar por alguns acessórios como chapéu e boné.

image

2. Enxágue, se puder! Depois do mar, o ideal é enxaguar os cabelos com água doce para retirar o excesso de sal nos fios. Você sabia que a água de coco hidrata os fios? Uma das adeptas ao seu uso é a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira. Ela contou em uma entrevista ao programa “Superbonita” que usa a água de coco como truque para hidratar os cabelos após surf.

image

3. Livre, leve e solto! No surf, os cabelos soltos as vezes atrapalham a sua performance, por isso muitas preferem optar por um coque ou rabo de cavalo. Procure sempre pentear os cabelos com um bom creme de tratamento antes e depois do mar. Dê preferência ao pente de madeira, ele reduz a formação de frizz.

image

4. Cuidados específicos! O uso diário de xampus e condicionadores próprios para o verão também é válido. Além disso, realizar uma vez por semana hidratação intensiva com máscara de tratamento é essencial.

image

É isso meninas! O mais importante é fazer o que gostamos sempre cuidando da nossa saúde, pele e claro, dos nossos cabelos!

Imagens: Reprodução/divulgação

Por Bárbara Furtado